Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 07/04/2026
A instituição antecessora da AIPEX , a ANIP , organizava Conferências com participação de empresas Internacionais , a custo zero para os contribuintes , com parte do dinheiro das multas arrecadadas . Não se pagavam milhões de dólares a ONGs estrangeiras , ou a revistas estrangeiras .
– A ANIP ao longo dos anos organizou uma base de dados e uma website actualizada , elogiada até pelos representantes do FMI e do Banco Mundial , uma plataforma que interligava departamentos ministeriais , mas que destruíram para possivelmente ganhar dinheiro .
– Havia contactos e sabia-se como fazer marketing , com angolanos formados nas melhores Universidades e treinadores em instituições congêneres , desde os seus quadros fundadores . Todos eles foram sendo descartados e substituídos , por técnicos que nem sei se tem noção do que por lá andam a fazer .
– Quando estávamos na ANIP , trouxemos pela primeira vez o EXIMBANK dos EUA , todas as instituições financeiras internacionais , mais alguns bancos . Os eventos na altura eram realizados nas várias salas do Hotel Épic SANA , mais de que uma vez . Deu frutos , como pode ser comprovado.
– Vi hoje nas notícias , que o Executivo vai gastar e não deve ser pouco dinheiro , para pagar à revista Jeune Afrique , para organizar uma Conferência financeira, com a coordenação da actual Ministra das Finanças . No ano passado ( 2025 ) , o Executivo já gastou rios de dinheiro para organizar uma Conferência com a ONG denominada CCA -Corporate Council on America , cuja lista de convidados é formada maioritariamente , por membros de governos africanos , lobbies e prestadores de serviços.
– Já fizeram o balanço da tal Cimeira?
– Quanto custou ?
– Quais os investimentos directos que aportou ?
– O que é que a AIPEX faz , que o Executivo tem de pagar milhões de dólares para a promoção e Atracção do investimento directo a consultores estrangeiros ?
– O Executivo deveria era gastar mais dinheiro para melhorar o ambiente de negócios do país , reforçando nomeadamente:
– The “ Rule of Law “ ( Independência dos tribunais)
– ”Accountability “ ( Transparência e Prestação de Contas )
– Justiça fiscal ( e reorganização da AGT )
– Defesa e Segurança
– Infraestruturas básicas .
Recordo-me , que a Jeune Afrique aproximou-se da então ANIP e pediu insistentemente em 2012 e 2013 , que o Governo de Angola pegasse-lhes 8 ( oito ) milhões de dólares , para organizarem uma Conferência anualmente . Teriam ainda direito à arrecadação da receita das entradas de participantes , mais 100% dos patrocínios e não aceitamos . Respondemos-lhes , que os assinantes da sua revista ( que referiram como participantes), eram os membros dos governos africanos , que também estavam a procura de investimento ) e prestadores de serviço . Não eram , nem são investidores .
– Ainda assim , a Jeune Afrique , conjuntamente com o AFRICA FÓRUM , consideram-me em 2014 , uma das 20 mulheres africanas que mais fizeram avançar o continente e, em 2018 , uma das 50 mulheres mais poderosas de Africa , não sendo eu financeiramente rica . Ao menos foram imparciais porque acompanharam o nosso trabalho , mesmo após a saída dessa instituição. Não tentaram vingar-se por ter sido verdadeira e defender os interesses do nosso país , fazendo o mesmo trabalho que se propunham, com maior conhecimento de causa .
Será que o papel principal da coordenação da AIPEX , passou a ser o de defender os interesses de sócios “ estrangeiros” do PCA , ou de sócios de possíveis amigos ligados ao poder , que não investem 1 euro/dólar , mas transferem dividendos todos os anos para o exterior ?
– Já dizia o velho ditado “ Quem cabritos vende e cabras não tem , de algum lado lhe vêm “.
– Outro facto curioso , é que o Executivo não tem dinheiro para reparar e construir escolas , mas em 2026 já liberou USD 9 milhões ( de dólares ) , para a AIPEX MODERNIZAR o edifício MODERNO da sua sede , inaugurada em finais 2015 . As eleições estão a porta . Será normal , ou há interesses inconfessos ???
– A sede da AIPEX é o único edifício que tem um parque de automóveis vertical , onde as viaturas sobem e descem de elevador , com o condutor dentro .
– Nem o Ministério dos Transportes, que recebe e gasta tanto dinheiro , nem o Ministério das Relações Exteriores que ganha tanto nos emolumentos , entre outros , conseguiram construir em 50 anos um edifício sede .
– Até é vergonhoso o Executivo não ter vergonha de aceitar que o MIREX até hoje , não tenha devolvido o edifício principal ao seu dono , que é a Câmara do Comércio . Não é de estranhar , porque a sociedade civil não é tida nem achada , ao ponto dos associados da LASP- ex Liga Nacional Africana , terem de interpor uma providência cautelar contra o confisco ilegal da sua sede , pelo Titular do Poder Executivo. .


