Formação:
Posição:
Especialidades:
Morada:
Telefone:
- Consultora Internacional Jurídica e Financeira
- Membro Fundador e do Board do US/Africa Business Center (US Chamber of Commerce)
- É Presidente da Assembleia Geral da NOCAL ( Grupo Castel ) e foi Membro do Conselho da Administração da NOCAL ( Grupo Castel )
- Ex Presidente do Conselho Fiscal do Banco Caixa de Angola
- Ex Presidente da Assembleia Geral do Banco Prestígio
- Membro do Conselho de Administração do Fundo UIA gerido pela Fundação Rei Balduíno, Bélgica
- Duas vezes Membro do Conselho de Administração da WIIT - Women in International Business, EUA.
Maria Luísa Abrantes, Doutora em Direito Financeiro e Direito Econômico, nasceu em Luanda, Angola.
Concluiu seus estudos de pós-graduação em Finanças Internacionais, Gestão de Negócios, Direito Internacional Econômico, Direito Financeiro e Negociação de Contratos de Petróleo na Universidade de Georgetown e na Universidade de Harvard (Escola de Negócios nos EUA), na Universidade de São Paulo, no Brasil. Universidade Lusíadas, Universidade de Lisboa, (Faculdades de Direito, em Lisboa, Portugal), e Instituto de Direito Internacional, em Washington, DC, EUA.
Maria Abrantes é uma empresária experiente e consultora internacional que tem estado activamente envolvida nas reformas econômicas realizadas em Angola.
É membro Fundador e do Conselho de Administração, do Centro de Negócios dos Estados Unidos / África da Câmara de Comércio dos EUA desde 2016, um “think tank”, foro das mais influentes empresas americanas e africanas.
É membro do Conselho de Administração do Fundo gerido pela UIA da Fundação Rei Balduino na Bélgica”.
Foi Presidente da Assembleia Geral do Banco Prestígio em Angola desde 2015.
Maria Abrantes foi a Presidente do Conselho Fiscal do Banco Caixa Geral de Angola, um banco luso-angolano, de 2009 a 2019.
É Presidente da Assembleia Geral da NOCAL ( Grupo Castel ) e foi Membro do Conselho da Administração da NOCAL ( Grupo Castel )
Foi Professora em tempo parcial na Universidade Nova de Lisboa, Law School e Universidade Agostinho Neto, Faculdade de Direito, para Doutoramentos.
Convidada como árbitro internacional pela Corte Internacional de Arbitragem – ICC em Paris, França, desde 1997.
Foi nomeada em 2012 como Secretária de Estado para Investimento Estrangeiro e Investimento Nacional.
Jeune Afrique considerou Maria Abrantes, como a 4ª mulher mais influente do continente africano entre 20 mulheres, em Março de 2014, e em Julho de 2018, em conjunto com “The Africa Report” e “Africa Business Forum”, referiu-a como uma das 50 mulheres mais influentes de África.
Em 2011, foi nomeada Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Estrangeiro e Privado de Angola – ANIP, e em 2012, foi nomeada cumulativamente Secretária de Estado.
De 1999 a 2011, foi Representante nos EUA para o Investimento Privado e Comércio e membro do Comité de Adidos Diplomáticos para o Ambiente, Agricultura e Pescas.
Entre 1990 e 1993, foi Directora da ANIP em Angola e uma das pioneiras no processo de privatização e reformas fiscais para impulsionar os sectores económicos.
De 1993 a 1995, foi Representante e membro do Conselho de Administração da Heineken nas fábricas de cerveja Nocal e Eka em Angola (Luanda e Dondo).
Entre 1986-90, ajudou na aprovação de projectos para África no valor de milhares de dólares, como membro do Conselho de Administração do CDE-ACP / UE (Centro de Desenvolvimento Empresarial ACP-UE) em Bruxelas.
De 1984 a 1987, como Secretária Geral do Comité Nacional da UNIDO, contribuiu para a inovação do pacote de projectos de ajuda aos projectos de desenvolvimento das Nações Unidas.
Foi membro do Conselho de Administração da Unidade Técnica e Administrativa ACP/UE em Luanda, e interface para o Ministério da Indústria na SADC.
Participou de inúmeras conferências, seminários, palestras, rádio, debates na TV e Comissões Mistas.
Como membro do Conselho Consultivo do Programa de MBA da Universidade de Harvard, em 1998, orientou alunos do Mestrado com suas teses sobre projetos para atrair fundos de microcrédito para o México e o Marrocos.
Foi orientadora de um candidato ao PHD da Universidade de Cambridge, com a sua tese sobre o apoio do Sistema Bancário Angolano, às micro e pequenas empresas.
Foi consultora do Ministério da Minas da Malásia para Angola, em 1999.
No passado, durante 16 anos, trabalhou em Angola como Directora Adjunta do Gabinete do Vice-Primeiro Ministro para a Área Produtiva, e para o Ministro da Coordenação Provincial, como Directora Nacional Interina da Indústria, Directora de Relações Internacionais no Ministério da Indústria, Energia, Geologia e Indústria Mineira, como Chefe do Departamento de Investimento Estrangeiro no Ministério do Planeamento, como Chefe do Departamento Econômico-Financeiro e Directora de Indústria e Químicos Básicos.
Maria Luísa Abrantes recebeu um prémio internacional durante a 7ª Conferência Global das Mulheres de Negócios em Nova Deli, Índia em 2000, e o Prémio Mulher Empreendedora do Ano 2000, endossado pela Fundação Nacional Americana para as Mulheres Legisladoras, Ordem das Mulheres Legisladoras, em conjunto com a BWN – Business Women´s Network.
Em 2002, o Prêmio Reverend Sullivan foi-lhe concedido por ambos, OIC International e o World Bank Club, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol das mulheres e das crianças da África.
Em 2003, recebeu a distinção “Oneness-Heart” de “The Peace Meditation come the United Nations”, Sri Chinmoy.
Em 2004 foi nomeada para o Prêmio Care Institute, Washington D.C., E.U.A. 2004.
Em 2015 recebeu dois prêmios Carreira, da WIIT- Women In International Trade e Angola 35 Graus.
Em 2019 e em 2020 foi considerada Advogada do Ano para Negócios, África, pela publicação “Lawyer Monthly”.
Em 2020 e em 2021, foi considerada Advogada do Ano para Negócios, África, pela Global 100 HAIZEN.
Curriculum
Profissão:
Consultora Internacional em Direito Financeiro, Direito Económico Internacional, Direito Mineiro, Direito Privado Comparado e Arbitragem Internacional.
Especializações
Doutoramento em (Direito Financeiro) Finanças Públicas e Direito Económico.
Universidade Lusíada, Portugal, 2010
Mestrado em Ciências Económicas-Jurídicas
Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito, Portugal, 1998
Certificado em Liderança de Gestão de Negócios
Universidade de Harvard, Faculdade de Negócios, EUA, 1997
Pós Graduação em Negócios Internacionais, 1994/95
Universidade de Georgetown, Faculdade de Negócios, EUA
Certificado em Negociação de Contratos Petrolíferos
International Law Istitute – ILI, Washington, D.C., E.U.A., 1990
Pós Graduação em Direito Económico Internacional
USP- Universidade de São Paulo, Brasil, 1989
Licenciatura em Direito
Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 1984
Funções Actuais
– Membro Fundandor e do Conselho de Administração da US/Angola Business Center, da Câmara do Comércio Americana
– Presidente de Mesa da Assembleia Geral do Banco Prestígio, Luanda, Angola
– Membro do Conselho de Administração da Nocal
– Membro do Conselho de Administração do Fundo UIA, da Fundação Rei Balduíno.
Prêmios
Em 2023 , a Dra. Maria Luísa Abrantes, recebeu o prêmio da Organização Pan-africana das Mulheres , conjuntamente com o Banco Mudial , FMI e AFREXIMBANK , pelo seu contributo ao empreendedorismo das mulheres africanas .
Foi considerada umadas 100 Mulheres mais influentes de Angola em 2024 , pela publicação TELEGRAMA .