Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 20 / 07 / 2024
O dia 15 de Julho , nunca foi assinalado pelos angolanos com o respeito merecido . Este ano , comemorou-se o cinquentenário do levantamento dos militares angolanos no exército colonial português ( de todas as raças e ideologias ) , para que terminasse de vez , a morte entre irmãos no nosso país . Foi uma iniciativa militar , com mentores militares e civis , apoiados pela população de Luanda , mobilizada pelos últimos .
Os militares angolanos desarmados e seus apoiantes civis , que se dirigiram ao Quartel General das Forças Armadas, hoje Ministério da Defesa , foram recebidos ‘a bala . Foi aberto fogo indiscriminado contra a falange de apoio que vinha à frente , que era a população . Nesse dia há 50 anos , houve infelizmente várias mortes e muitos feridos, entre os civis , que de peito aberto fizerem um cordão de proteção aos corajosos militares desarmados , ainda ao serviço do exército português.
Respeitemos os nossos heróis vivos e mortos que arriscaram as suas vidas pela independência de Angola . Eles deverão ser sempre lembrados . A má gestão do país não é culpa deles , pois só queriam melhor e mais do que já tínhamos, mas para todos.