Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 18/03/2025
Angola nunca foi tão publicitada como na última semana , mas infelizmente pelos piores motivos :
1. A Ministra das Finanças , que num país normal , há muito teria sido exonerada , continua e voltou a reconduzir o mesmíssimo PCA da AGT incompetente e não só . Ainda por cima , é o encarregado da coordenação da área informática sendo jurista . (Será propositado , para que não entenda nem veja nada ? )
– O PCA da AGT , além de ter deixado roubar muitos bilhões de kwanzas das contribuições ao Estado ( poderia ser mais de 7 bilhões) , suados pelos trabalhadores , continua a permitir a cobrança repetidas vezes dos IP referentes aos mesmos imóveis , a que são atribuidos números de matrizes diferentes . Depois da primeira reclamação ao mesmo , por terem-me cobrado 7 ( sete ) vezes o IP sem especificarem os endereços omitidos , (que desde o ano fiscal de 2023 teimam em não transcrever ) , referente a um único imóvel , nada fez .
Pelo contrário, já depois da sua recondução , recebi mais 3 ( três ) solicitações de pagamento de IP , relativos ao mesmo imóvel , para além da cobrança 2 ( duas ) vezes do IP de um outro imóvel , com valores diferentes , porque atribuíram números de matriz diferentes ( todas relativas ao ano de 2024 ) .
– A Ministra das Finanças , sempre que fala sem ter o suporte dos consultores é um desastre . Entrevistada referiu , que antes decorava e já se deu mal por causa disso , mas agora segue a intuição que Deus lhe concede . Nessa base , não vislumbramos qualquer melhoria , num departamento ministerial tão sensível e complexo como as Finanças Públicas , de que poderei falar com propriedade . É só analisar o perfil dos Ministros desse departamento ministerial nos países desenvolvidos e emergentes.
2. Na ausência do PR , os SME , possivelmente com orientações superiores , ( que custa a crer que tenha sido apenas do MININT ) , destrataram ( humilharam ) dois ex Chefes de Estado e outros altos mandatários de países irmãos ( Africanos) e da América Latina ( Venezuela ) , não lhes concedendo sequer o direito à alimentação , durante o cativeiro ( sala fechada e incomunicáveis ) de cerca de 8 ( oito ) horas . Será que os detidos ou presos nas cadeias não tem direito à alimentação ?
Um internauta comentou :
– Se não respeitaram o Presidente José Eduardo dos Santos , a quem devem em grande parte o que são hoje , vão respeitar outros Chefes de Estado não ocidentais ?
É muito triste , mas é ainda muito mais vergonhoso . Como angolana eu sinto muita vergonha.
3. Como se não bastasse , depois do grande ” impulso ” que o Presidente Trump deu ( através de contacto do seu Secretário de Estado com o regime de Kigali ) , para que o M23 aceitasse regressar aos acordos de Nairóbi e de Luanda , sentando -se à mesa com a delegação do Governo congolês ( Kinshasa ) , eis que só 2 ( dias ) antes da data do encontro em Luanda , ( segundo um comunicado do M23 ) , e’ que o Governo angolano anunciou no Facebook o convite aos rebeldes tutsi ( alegadamente congoleses de origem ruandesa) .
– Como era de esperar , o M23 disse que não comparecia , porque não tinha recebido nenhum convite oficial ( formal ) , nem tinha conhecimento da agenda de trabalho . Será que pretenderam imitar as comunicações via Twitter dos Presidentes Obama e Trump ?
– Desconhecem , por falta de preparação de base ( começaram por cima sem grande formação) , que quando um dos Presidentes supracitados publica no Twitter , e’ porque o trabalho de casa já foi feito e estava aprovado . Só as ” ameaças ” para medir a ” temperatura ” da concorrência , não necessitam de trabalho de casa .
– Para completar o ramalhete , aparentemente não deve ter havido uma preparação conjunta recente, mas antecipada ( houve tempo desde que Trump anunciou o seu apoio) , incluindo com o Gabinete do Secretário de Estado americano, que interage com a UE , para alinhar a agenda . Isto é , no que se refere ao entendimento anterior , ou a novas questões a discutir .