Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 05/01/2025
Embora apoie em absoluto a luta contra o narcotráfico internacional e seja a favor do método da negociação para todo o tipo de ” commodities ” ( incluindo o petróleo escasso ) , assim como de outros tipos de ilicitude , ( excluindo os crimes hediondos ) , sou do parecer que cada coisa é uma coisa .
Não é normal que em pleno século XXI , voltemos aos tempos quando por ordem de um monarca , se ocupava qualquer território sem necessidade de permissão ou negociação . Mesmo nesses casos , quase sempre a ocupação era legitimada por negociação , selada pelo casamento dos filhos do invasor e do invadido , ficando o novo território em posse das duas famílias. Desta feita , substituem-se os cavalos e as naus ( caravelas a vela ) , por aviões e navios de combate .
– As novas invasões não tem apenas a ver com tecnologia , ou com a economia global , mas com soberania , com as normas de Direito Internacional Público e com o respeito pelos Direitos Humanos .
Infelizmente , os politicos do velho continente ( União Europeia) , após a queda das dinastias , criaram Partidos políticos de amigos , agrupando-se por diferentes extractos sociais . Como não sabem fazer mais nada , limitam-se a dizer YES e não ousam argumentar . Por má gestão , receiam retaliações em termos de tarifas aduaneiras dos EUA , para não limitar a colocação dos seus produtos de exportação ( mercado) e aceitam imposições .
– O actual Secretário Geral das Nações Unidas , sendo oriundo de um desses Partidos políticos de amigos , de um país europeu sem expressão como Portugal , também não é respeitado . Para não perderem os tachos , os líderes da União Europeia são todos subservientes .
– Da União Africana , fora os líderes golpistas , que na verdade também só perpetraram as intentonas , para obterem o poder pela força , por falta de perfil para ganhar em eleições livres e transparentes , ( não pelo bem dos seus povos em geral ) , nada se espera . O problema é que , utilizando também métodos retrogrados , como o tribalismo e o racismo , os incapazes em termos de conhecimento , usam o poder das armas para se colocarem e perpetuarem no poder . Estes introduzem no sistema , as suas famílias, amigos e ” mulheres ” . Infelizmente para piorar , tem uma mentalidade muito atrasada ( retrograda) trazida de casa , a que chamam ” cultura “. E assim , vamos-nos aniquilando uns aos outros pela ambição , cobiça e maldade , traindo não só os “amigos”, como até os “irmãos”, mesmo cientes que a vida é uma passagem muito curta .
Afinal, a maior parte da riqueza mundial , está concentrada numa minúscula parcela da população , em que apenas 1% das pessoas detém cerca de metade da riqueza global . Os 10% mais ricos controlam cerca de 75% a 76%, com os 50% mais pobres ficando com uma fatia minúscula, como 2%. Relatórios recentes indicam que apenas 56 mil pessoas (0,001% da população) possuem tanta riqueza quanto os 4 bilhões de pessoas mais pobres.
– O mais bizarro é que só 1 % dos mais ricos , detém aproximadamente 45% a 48% da riqueza pessoal global, ou seja, quase metade do total. Quando morrer levarão isso tudo ?
– Em termos de política externa, culturalmente os Estados Unidos de América nunca respeitarão quem fica calado ou só diz AMEN , contrariamente ao que muitos líderes subservientes pensam . É preciso mostrar lucidez com argumentos válidos , convicção e provas ( documentadas ) .


