Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 04/07/2025
A ” borrada” já foi feita . O PR JLO já sujou a sua reputação de “combatente ” contra a corrupção.
A pergunta que não se quer calar é :
-Se a França até mandou bombardear o palácio presidencial em Abidjan , para retirar do poder o PR Laurent Gbagbo , a pedido do Presidente do Presidente Ouattara na Costa do Marfim , porque também não mandou buscar directamente o Presidente Ali Bongo a Libreville , se o destino era Paris ?
Luanda , há anos que não tem ligação comercial aérea directa com Libreville , desde a extinção da Air Afrique . Por conseguinte , nem existe a possibilidade de a estadia do PR Ali Bongo e sua família , ter sido apenas um ponto de trânsito .
Por outro lado , ficou bem claro , que a libertação do PR Ali Bongo e da sua respectiva família de corruptos internacionalmente conhecidos , foi a pedido do PR João Lourenço , desconhecemos com que interesse .
Enquanto isso , o corpo do Presidente José Eduardo dos Santos continua preso , sem direito a visita dos seus familiares que não fizeram o seu funeral , nem o seu luto , por determinação da Presidência da República . Segundo ex líderes africanos , com muita mágoa , também não lhes foi permitida a visita ao sarcófago do Presidente José Eduardo dos Santos .
Se o objectivo for apagar o nome do PR JES , nunca conseguira’ , pois com os seus defeitos e virtudes , ele governou um país com guerra e destruição durante cerca de 28 anos e deixou como legado para historia , a sua contribuição para a paz na África austral e o que é mais importante , a paz e a reconciliação dentro de Angola .
A maioria das obras que foram inauguradas pelo PR JLO , foram na sua maioria já deixadas pelo PR JES . Foram apenas terminadas e a maioria reparadas , como por exemplo as casas sociais , por avareza da imobiliária privada IMOGESTIM , que triplicou ou quadruplicou o preço das casas, preferindo mantê-las fechadas , porque na hora de repara’-las chama de novo o Ministério da Construção para pagar . Os acionistas da IMOGESTIM estão multimilionários com a venda das casas sociais , cujos terrenos até hoje não se interessam sequer em legalizar , continuaando as casas ” vendidas ” a não passar para a posse dos compradores .
O PR JES deixou uma paz e reconciliação verdadeiras em Angola e não uma paz ” podre” , como estamos a comprovar durante a celebração dos 50 anos de independência perdida . Nunca os angolanos foram mais dependentes do exterior do que agora .
Não nos taparão os olhos , com distrações que custarão milhões aos bolsos dos contribuintes , como o jogo da seleção nacional , contra a seleção de Argentina , nem com a distribuição massiva e indiscriminada de medalhas , inclusive’ a assassinos e corruptos . Não é dessa forma que mudaremos a realidade do nosso querido país . Não será assim , que salvaremos os milhares de angolanos que morrem diariamente de fome , ou de cólera , porque comem lixo e bebem água suja quando aparece e não tem acesso aos cuidados primários de saúde .
Já dizia o velho ditado ” Santos da casa não fazem milagres “.