(MARIA LUÍSA ABRANTES
PHD em Direito Financeiro em Direito Econômico e especialista em Finança Internacional Privada e Direito Mineiro ) .
– OS NOSSOS ADVERSÁRIOS NÃO SÃO NOSSOS INIMIGOS . SÃO NOSSOS PARCEIROS.
– A estratégia dominante , para servir de chave do dilema dos países europeus prisioneiros do abastecimento energético da Rússia , teria de ser escolhida com base nos fundamentos científicos da teoria dos jogos , aplicada a mais de dois jogadores .
– As negociações , são de extrema importância e são benéficas para desanuviar tensões políticas, visando prevenir confrontos militares , porém , estas duas vias de resolução de conflitos por si só são efêmeras , porque tem um período de duração mais curto ou mais longo , correspondente ao período de vigência de tais fenômenos , provocados para apoiar ideologias de supremacia , mas não perdurarão no tempo . Estes eventos, não são assentes em factores científicos incontornáveis, devido a impossibilidade de mudar as características climáticas e geológicas e mineiras dos países europeus, com períodos de frio prolongados , tendo invernos rigorosos.
– A dominância estratégica , permite que a estratégia de um jogador seja a melhor , porque está assente em factores elementares concretos , independentemente da forma como os outros jogadores oponentes possam jogar.
– No caso da Rússia , independentemente das sanções impostas pelas Nações Unidas , por iniciativa da Ucrânia, apoiadas pelos Estados Unidos de América, não defendendo de forma alguma qualquer guerra , já houve quatro países desertores , a não respeitar a obrigatoriedade da compra de petróleo em dólares e pagaram em rublos , como está a ser exigido pelo governo russo como retaliação .
– Só nos últimos dois meses , a Rússia facturou em rublos , o equivalente a cerca de 48 mil milhões de euros , na venda de energia a países europeus , em contas sediadas na Suíça .
– No caso de os EUA e seus aliados manterem as sanções à Rússia e esta e seus aliados mantiverem também a sua posição de continuação da guerra , seria sim muito importante continuar a utilizar o método da negociação para persuasão , pois seria muito perigoso , que as Nações Unidas pudessem aventar a autorização de uma intervenção militar na Rússia , pelo poderio militar e possíveis armas nucleares que poderiam ser utilizadas por ambas partes . Neste caso , nenhum jogador teria a ganhar mudando a estratégia unilateralmente, confirmando-se assim o equilíbrio de ” Nash ” da teoria dos jogos .
– Mas na teoria dos jogos não pode haver cooperação, porque se houver acaba-se o jogo com o equilíbrio de Nash . A tendência é fazer batota para tirar vantagem , porque quem cooperar será castigado . Assim é a realidade. Assim é a concorrência , que tem maiores consequências nas grandes potências econômicas , mas o efeito do contágio financeiro faz-se ressentir na economia mundial , devido à globalização .