Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
14/3/2023
No dia 13 de Marco , o Presidente Joe Biden teve que vir a público , para evitar que os mercados financeiros fossem afectados por contágio , devido à falta de liquidez e insuficiência de capital do SVB- Silicon Valley Bank , depois de assistir-se a maior correria dos clientes de um banco após a crise dos sub-prime de 2008 , para transferir os seus depósitos para outras congêneres
A Administração Biden , lançou mão à regulação relativa à excepção por risco sistêmico , que permite aos clientes dos bancos terem o seu dinheiro de volta .
Entretanto, um dia depois ( domingo ) num anúncio do FED , foi proposta a criação de um novo programa de financiamento a longo prazo , para prevenção de casos futuros . Para o efeito, o Tesouro americano disponibizara’ 25 bilhões de dólares, provenientes do Fundo de Estabilização Cambial , visando assegurar a capacidade de pagamento das instituições financeiras americanas aos seus depositantes , em casos similares.
Os referidos anúncios deveram-se ao facto do SVB- Silicon Valley Bank , não ter conseguido satisfazer as ordens de saque , depois de no dia 8 de Marco ( quarta-feira) , ter admitido um prejuízo de 1.8 bilhões de dólares , no 1o. trimestre e , acrescentando que constava do seu plano de recuperação , vender 1.7 bilhões de dólares em ações e conseguir até o montante de 2 bilhões de dólares , para recuperar o valor perdido .
A quebra do SVB afectou os seus credores , e o que é mais importante, a confiança dos seus clientes, pelo que os pedidos de transferência não pararam.
O SVB é um banco que tradicionalmente tem como seus principais parceiros as “Startups ” e acabou por afectar o SBNY-Signature Bank , que opera essencialmente com o mercado de bitcoins . Os clientes desde banco após tomarem do conhecimento com o sucedido no SVB , apressaram-se a transferir em cerca de 48H00, em avalanche os seus depósitos para outras instituições financeiras , apanhando de supresa até os gestores .
O SIGNATURE BANK já estava em observação no mercado financeiro, após o colapso da bolsa de criptomoedas FTX , no final do ano de 2022 , visto que esta instituição financeira detinha contas no referido banco . Seguir-se-á o Sivergate Capital Corporation , que é outro banco com ligação ao FTX , que já anunciou na no início da semana passada , antes do colapso do SVB , que iria encerrar as portas .
O fulcro da questão não reside no risco de crédito , mas nos riscos de liquidez e no risco de seguro.
– O risco de liquidez deveu-se a 3 aspectos :
1. Em 2020, por causa da crise econômica gerada pela pandemia , o FED permitiu a utilização de 100% dos depósitos dos clientes ;
2. baixa do valor de venda dos títulos do tesouro devido às oscilações da taxa de juro , ocasionadas pela oscilação ( subida e descida muito tímida ) da taxa de inflação. ;
3. subida das taxas de juro , impulsionadas pela subida da inflação nos Estados Unidos de America .
– O risco de seguro , deveu-se :
1. No caso do SVB , ao facto de cerca de 90% dos créditos não estarem devidamente assegurados ( seguros insuficientes ) ;
2. durante o mandato do Presidente Trump , o mesmo revogou legislação aprovada durante o mandato do Presidente Obama , que obrigava a uma maior regulação das normas das instituições financeiras , relacionadas com intervenção do Estado na economia , que não é apoiada pela maioria dos americanos .
A intervenção do Presidente Biden , pretendeu descansar os depositantes, como deve ser no país em que a política é exercida para obtenção de resultados econômicos . Ele assegurou , que a partir do dia 13 de Marco , ( segunda-feira), todos os levantamentos de depósitos estariam asseguradas .
Entretanto , segundo a CNN do dia 13/3, o HSBC anunciou já no dia 13 de Marco , que está em curso uma negociação ” intermediada pelo Governo do Reino Unido e pelo Banco de Inglaterra” , para a aquisição da filial do SVB no Reino Unido por 1 libra , uma vez que a filial desse banco tinha a 10 de Março , empréstimos no valor de 5.5 bilhões de libras e depósitos no valor de 6,7 bilhões de libras .Salvará desta forma , os credores e clientes ingleses , mas sobretudo evitará o contágio sistêmico do seu sistema financeiro .