Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 02 / 05 / 2024
Não me surpreende a notícia que a Administração americana tenha levantado as sanções a bancos americanos . Como sempre tenho dito e escrito , as relações de cooperação entre países , giram em torno dos interesses econômicos e não da política .
Todavia , se por um lado , os preços do petróleo e de outras commodities , podem subir , ou baixar , não apenas pela oferta ( escassez ou abundância) , ou procura dos produtos, também podem subir ou descer, pelos efeitos psicológicos do que hipoteticamente poderia vir a acontecer, ou do que quem quer dominar o mercado possa fazer crer .
De recordar , que os americanos mantém parecerias com os russos , para a exploração do espaço, como sempre mantiveram cooperação médica na área de saúde com o regime cubano , que envia médicos para colaborar em certas pesquisas nos Estados Unidos , a troco de equipamento médico usado , apesar do embargo que o Presidente Barack Obama quis levantar .
Certa vez , em 1987 , durante uma reunião da ONUDI em Viena , em que estive presente , na qualidade de Secretária Geral Nacional para esse órgão , assisti ao primeiro acto que comprovou o que aprendi cientificamente mais tarde .
Durante a aprovação de uma verba ínfima para apoiar o sector da saúde em África , os representantes da África, da Ásia , da América Latina e da Europa ( Ocidental e do Leste) , concordaram com a atribuição da referida verba , menos o dos Estados Unidos .
O representante dos Estados Unidos pediu a interrupção da reunião , por um período de tempo . Para que efeito ?
-Para negociar exclusivamente com o representante russo .
Quando retomamos os trabalhos só a então o representante da URSS ( em plena guerra fria ) , apoiou a proposta dos Estados Unidos , de chumbar a aprovação de tal verba . A troco de quê , não sei.
Fiquei atônita .
Foi o que estudei e aprendi , não só no meu Doutoramento em Direito Económico , como durante o meu Mestrado ( com o Professor de Relações Internacionais) , no meu pós-graduação em Finança Internacional , mas sobretudo pela longa experiência de trabalho e de vida .