Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 28/1/2024
Acordamos hoje sobressaltados , com a notícia e imagens de que os rebeldes do M23 , entraram na cidade de Goma na RDC , que faz fronteira com o pequeno Ruanda . O regime ruandês é acusado de apoiar os rebeldes do M23 , pelo Presidente daquele país vizinho , Félix Tschisekedi .
Segundo o Presidente Tschisekedi , o Ruanda teria provavelmente interesse em explorar recursos minerais da RDC e quiçá , conquistar algumas terras férteis a esse país . A RDC é o 2o. país mais extenso em África depois da Argélia , ( Angola é o 7o. ) . A RDC é também considerado o país mais rico do mundo em termos de potencialidade de recursos mineiros e a sua destabilização , afecta Angola , país vizinho . Por isso , recordei-me do do Arquiteto da Paz , o Presidente José Eduardo dos Santos , que tanto lutou pela manutenção da paz regional , reconciliando não apenas internamente os irmãos angolanos , mas também os vizinhos a norte , sul e a leste de Angola .
O M23 , ( 23 de Março ) , ou Movimento Revolucionário Congolês ) , é constituído por um grupo militar rebelde de etnia tutsi , que opera principalmente nas áreas de Kivu do Norte , encobertos pela densa floresta . O M23 estava sem atuar durante vários anos e ressurgiu em 2021 , a pretexto de defender os interesses dos tutsis beleza nascidos em território da RDC .
O Presidente José Eduardo dos Santos queiramos ou não , foi indiscutivelmente um diplomata nato , de trato fino , um humanista , um estratega , o arquiteto da paz efectiva , comprovada pela comunidade internacional . JES com a sua discrição , aguentou pressões externas e internas dentro do seio do seu Partido e a nível do seu lar , para manter a paz , não apenas para Angola , mas para toda África Austral e Central .
Quer o Conselho de Segurança da ONU que interrompeu a sua sessão para o homenagear com um minuto de silêncio , a data da sua morte , quer a Administração Americana , quer os restantes países do G5 que comandam o mundo e não só , o reconheceram nas suas mensagens oficiais de condolências .
Nem as acusações de corrupção encomendadas pelos seus próprios camaradas de Partido , que enquanto governou o bajulavam e convidaram membros da sua família para trabalhar , visando obter o seu apoio político , foram provadas . Até ‘a presente data , ninguém provou que JES roubou . Há sim a única certeza , que os seus então colegas de Bureau Político , aprovaram o seu próprio empoderamento , assim como de outros peões escolhidos da sua confiança pessoal e de alguns elementos da oposição . Copiaram o modelo ” black empowerment ” , do governo de Nelson Mandela na África do Sul e , assim nasceu , a ldenominada Lei do Fomento Empresarial.
Se algum dos seus camaradas de Partido , ex subordinado , ou empresario tem algo a esconder que prova ser dele , ou tem em seu poder algo que lhe pertencia , estão trata-de gente duplamente ladra e muito mais perigosa do que se pensa .
Recordo-me com clareza de todas as críticas directas que JES sofreu , quando o acordo de Bagdolite em 1989 fracassou e ainda por cima foi lá sem dar conhecimento . Na Assembleia Nacional , onde também estavam como convidados vários militares , alguns dos mais jovens insurgiram-se conta ele , falaram em tom de voz alterado e ninguém foi preso por isso. Um deles foi o meu amigo , Comandante Gaspar de Almeida ( eu estava lá a acompanha’-lo ) . Só quem participou na missão sabia ( o tradutor não sabia ao que ia ) . A pessoa que está viva , pensado que eu também sabia , descaiu-se e por isso , na noite anterior a partida antes do jantar, pedi-lhe que não fosse , mas ele foi . Nem dizendo-lhe que Savimbi era um psicopata assassino e lembrando-lhe que Mobutu perseguiu os militantes do MPLA , que tiveram que fugir desse país ( os que ficaram não eram activos no MPLA , ou eram da FNLA , não obstante apregoem o contrário) .
Honra e glória aos nossos militares tombados pela pátria , para conseguir e consolidar essa paz além fronteiras , que grassou no nosso país durante cerca de 28 anos. O Presidente Neto foi quem criou o slogan ” No Zimbábue, na Namíbia e na África do Sul está a continuação da nossa luta ” , mas ele só viveu para governar durante escassos 3 anos e 10 meses e permitiu uma chacina no ” 27 de Maio ” , que só o Presidente José Eduardo estancou . Ele aguentou todas as críticas dos seus colegas de Período , por ter enquadrado no Executivo vários presos políticos durante essa intentona .
E’ preciso não pretendermos fazer esquecer aos mais jovens e as gerações vindouras , que o Presidente José Eduardo dos Santos governou com guerra os restantes 24 anos e durante esse período era impossível haver eleições . Porém hoje , ingratos há no seu próprio Partido , que o acusa de ter ficado no poder tantos anos , porque era agarrado ao poder . O Presidente da Região Autônoma da Ilha da Madeira , governou exactamente 37 anos e nesse arquipélago europeu , nunca houve guerra .
Nada para JES foi fácil , desde que ele disse durante um discurso na Praça da Independência, no dia 1 de Maio de 1980 , que os membros do Partido que estavam no Governo por esse simples facto , mas não tinham os conhecimentos necessários , deveriam ser todos transferidos para o Partido e para o Governo , deveriam ser nomeados quem tivesse capacidade técnica para tal , fossem ou não militantes do MPLA e assim o fez .
Foi assim, que despertou sobre si uma fúria dos seus colegas do Partido e dos ex colegas da FAPLA . O “Grupo dos Catetes ” liderado por Mendes de Carvalho , encomendou um discurso so Comandante Paiva da Silva , ( Herói do 4 de Fevereiro ) , que disse que , “O Presidente José Eduardo dos Santos , não pode tirar nem uma vírgula , ao que o Presidente Neto disse “. Um grupo de Comandantes das FAPLA , tendo como porta voz o Comandante Bolingo’ , depois de uns ” copos” , pediu-me para eu dar o recado a JES , que ele e o Comandante Loy formaram-se ( licenciatura) , porque vieram de Luanda como meninos de Liceu e foram mandados estudar , mas foi a eles ( iliterados ) que AN mandou lutar .
Recordo-me muito bem , quando a 23 de Agosto de 1981 , estávamos na Coreia , provenientes da ex URSS e JES recebeu a comunicação de que os sul-africanos tinham irrompido pela nossa fronteira ( operação Proteia ) , trazendo consigo tropas da UNITA , supostamente para ocupar e administrar a província do Cunene , e destruir as linhas de apoio logístico da SWAPO que estavam nessa região . Eu entrei em pânico e ele , com sempre mantendo o tom sereno de voz que nunca alterava , disse-me : -” Temos de ter coragem e determinação , para acabar com essa maldita guerra , mas só com a libertação dos nossos vizinhos e irmãos .”.
Segundo fontes militares sul africanas , a invasão de 1981 , denominada de ” operação Proteia” , foi delineada por Washington e Pretoria e estendeu-se até o mês Março 1988 , ( período em que o exército sul africano ocupou uma área de 34.320 km2 do Cunene , numa profundidade de 88 km , entre a fronteira sul e o Môngua . ( Ivair Santos , 23 de Agosto de 2023 , portalafro.com.br. ) .
José Eduardo lamentava o facto , de os alguns dos Chefes de Estado dos países da linha da frente e dos Palop contradizerem-se , por algumas ações praticas . No caso de Moçambique , vendiam parte do combustível que recebiam de Angola ao país vizinho , ainda durante o regime do Apartheid . Cabo Verde , abastecia aviões desse país , com o combustível fornecido por Angola. No caso dos Presidentes da linha da frente , prefiro limitar-me a referir , que JES regressava no mesmo dia , quando participasse em reuniões . No dia do acidente de aviação que matou o Presente Samora Machel , ele regressou a casa cedo e durante o jantar disse , que era muito estanho , ver a mesa do PR da Zambia servida só com vinhos ” Made in South Africa ” em período de embargo a esse país , quando essas reuniões eram precisamente, para encontrar estratégias para lutar contra a África do Sul .
Estamos todos recordados das críticas de que JES foi alvo ( eu incluída ) , , quando tomou a decisão de enviar militares angolanos para a RDC , ( perdi lá um primo na flor da idade ) , para rechaçar exatamente os grupos rebeldes naquele país , que segundo Kate Hairsine da DW , de 22/02/2024 , tem cerca de 14 grupos armados estrangeiros e 250 grupos armados locais , que se dedicam essencialmente ao garimpo.
Porém , o problema hoje é que , não obstante os órgãos de e defesa e segurança sejam privilegiados com uma boa fatia do OGE , em termos práticos , quer os militares quer os paramilitares que tratam da segurança e ordem publica , andam um pouco à deriva , possivelmente por falta de organização e descentralização de verbas , ou por necessidade de melhores chefias . Quer grande parte dos militares , quer a maioria dos efectivos da Polícia Nacional , andam com fardas gastas , magros , alguns quase esqueléticos , os policiais chegam a apanhar tareia dos cidadãos, inclusive’ das zungueiras , aplaudidos pela população faminta , num total desrespeito à autoridade. Já tive a oportunidade de conversar com vários militares e policiais , que confidenciaram , que nem treino militar de manutenção tem tido . Alguns tem formatura uma vez por semana . Seriam esses desgraçados , com salários miseráveis , que muitas vezes reclamam que se atrasam , que iriam ajudar a defender os nossos vizinhos ?
Temos de ser conscientes e responsáveis e assumir que , nem sabemos se as Forças Armadas angolanas , estariam em condições neste preciso momento , para combater um exército invasor forte . Nem que fosse com as “60” toneladas de explosivos , referidos recentemente pelos órgãos oficiais de comunicação social .
Não só em África , José Eduardo dos Santos será para todo o sempre o Arquiteto da Paz , por isso a maioria da população deste país nunca o esquecerá como ” patriota ” , como queria ser lembrado . Foi ele que não teve medo de ” arregaçar as mangas ” e reconstruir um país a partir dos escombros , numa altura em que só a China nos deu a mão , transformando-o num canteiro de obras , que continuam a ser reinauguradas. Por favor , algum sulano corrija-me este frase , que não sei escrever , mas sei pronunciar . Ndissumbili a me ndukulu ( Respeitem-me . Sou mais velha ) .