Por: Maria Luísa Abrantes
Data: 26/11/2025
A Presidente da Comissão Europeia , Ursula Von Der Leyen , anunciou no dia 24 do corrente mês , durante o Fórum Empresarial , à margem da 7a. Cimeira União Europeia- África , que dos 150 mil milhões de euros , ( correspondentes a 50% dos 300 mil milhões de euros ) do Programa “Global Gateway ” para África , ( no âmbito do da Agenda 2030 e do Tratado de Paris ) , já foram ” mobilizados mais 120 mil milhões de euros ” . O Programa “Global Gateway para África” , destina-se ao financiamento de projectos nas áreas digital , clima , energias alternativas , transportes , saúde , educação e investigação científica , no âmbito da Agenda 2030 e do Acordo de Paris .
Mais à frente , a Sra. Von Der Leyen referiu , que ” o investimento demonstra que a Europa está alinhada para alcançar os objetivos da cooperação , com investimentos em grande escala no continente. “.
Em primeiro lugar , não nos deveremos esquecer que o Programa Global Gateway terá uma duração de 14 anos , a partir de 1 de Dezembro de 2021 a 2035 , mas foram já alocados ( concedidos) quase 50% do valor total , não significando que os projectos estejam já em curso . A palavra INVESTIDO significa que o valor já foi consumido num determinado investimento executado , pelo que esta ou outra terminologia técnica , devem ser usadas com precisão , o que não nos pareceu ser o caso e não cremos que tenha sido acidental .
Em segundo lugar , seria bom recordar , no âmbito das alterações climáticas e do Acordo de Paris , ( de que os Estados Unidos se apartaram durante os dois mandatos do Presidente Trump) , foi assumido o compromisso de que os países industrializados , neste caso concreto a União Europeia , deveriam ANUALMENTE liberar um valor de 100 mil milhões de dólares , para financiar os países em desenvolvimento menos poluidores . Os países desenvolvidos deveriam ainda desenhar um roteiro para duplicar o fundo de adaptação.
O Acordo de Paris foi adoptado a 12 de Dezembro 2015 e entrou em vigor a 4 de Novembro de 2016 , com o objectivo de limitar o aquecimento global a menos de 2% , acima dos níveis pré-industriais , com um esforço para limitar esse aumento a 1,5o.C . A Agenda 2030 foi adoptada em Setembro de 2015 .
– Em 14 anos ( de 2021 a 2035 ) , a 100 mil milhões de euros por ano , o montante do financiamento deveria corresponder a um valor total de 1,4 trilhões de euros e não
apenas 300 mil milhões de euros . Isto é 11 ( onze ) vezes menos , o valor estabelecido no compromisso assumido .
O pior ainda , foi ouvir durante a Cimeira , o organizador do evento , investido na função de Presidente da União Africana e da República de Angola, a fazer grandes elogios aos cerca de 120 mil milhões de euros de FINANCIAMENTO mobilizado , segundo a Sra. Presidente da Comissão Europeia . A Dra. Von Der Leyen , também misturou a palavra “investimento” , como aliás deveria ser ( a fundo perdido ) , mas não é . É preciso ter em atenção , que foram possivelmente parcialmente disponibilizados financiamentos às empresas europeias executoras dos projetos , para estudos , consultoria , equipamentos , preparação dos mesmos , incluindo o pagamento a sub-contratadas .
Para alguns lideres africanos , pouco importará a redução do FINANCIAMENTO em 11 ( onze ) vezes menos , por um período de 14 anos . O mais importante é a salvaguarda das aparências a capitalizar , com o marketing politico de curto prazo e , que parte desse valor , possa ir parar aos resultados das empresas monopolistas ligadas ao regime , que depois desinvestem . Facilmente expatriam os capitais por vias pouco transparentes , alternadas com normas legais , aberrantes, que possibilitam só os estrangeiros a transferir dividendos sem importar capitais .
Por último , não obstante a transportação seja de extrema importância para os países africanos , verifica-se que os projectos em carteira , candidatos ao valor de cerca de 150 mil milhões de euros, são maioritariamente destinados a viabilização de corredores , situados em áreas em que se possibilita particularmente, o escoamento de recursos geológicos e mineiros através dos portos marítimos . As ” commodities ” serão exportadas sem valor acrescentado pelos seguintes corredores :
– Corredor Abidjan ( petróleo ) / Lagos ( petróleo) ; Abijdan ( petróleo) / Uagadogou ( variados minérios , 4o. produtor de ouro ) ; Abidjan ( petróleo ) / Dakar ( ) recursos minerais) / Praia ( descobertas terras raras- ETRs )
– Corredor Mombaça ( recursos minerais) / Kissngani ( terras raras e outros minérios ) .
– Corredor Cairo ( petróleo, gás , variados minérios ) / Kartum ( petróleo, gás , outros minérios ) /Juba ( recursos minerais) ) / Kampala ( petróleo e outros minérios )
– Corredor Maputo ( gás ) / Gaberone ( dos maiores produtores de diamantes e outros minérios) / Welvis Bay ( petróleo e gás )
– Corredor Lobito ( terras raras , cobre , manganês, petróleo, gás e outros minérios ) .
– A parte os projectos em carteira para exportação em força de recursos geológicos e mineiros , há assinalar :
– Na República Centro Africana ( diamantes , ouro e outros minérios ) , 1 projecto para um Centro de Operações de rede com cabos de fibra óptica . Porque as comunicações e imprescindível para os operadores mineiros , embora impulsione também o desenvolvimento .
– E o investimento na reflorestação, na agricultura , na infraestrutura digitais , na energias alternativas, na saúde , na educação e investigação científica ?
– Para onde irá o remanescente 1,1 trilhão de euros , se só estão prometidos 300 mil milhões de euros?
Será que há engano , como aconteceu com o Secretário Geral das Nações Unidas , que até fala português ?
Por favor se estiver a errar nas contas ajudem-me , porque é constrangedor que os europeus continuem-nos a tratar como o que infelizmente merecemos , porque não nos manifestamos por falta de lição estudada . Afinal , são os consultores europeus que elaboram os ” drafts ” aos Assessores do PR e os programas que apresentamos . Por isso , se eles não aferirem parte do que escrevi , vamos continuar a acreditar mais neles do que na “prata ” da casa . Enquanto isso , esperamos pelo Corredor do Lobito que até já existe e batemos palmas trancados em casa , ( porque somos considerados atrasados ) , com a barrigas vazias e sem emprego .


