Por: Maria Luísa Abrantes
Data: 11 / 06 / 2024
Independentemente de existir ou não , a possibilidade de um julgamento justo , a Administração americana , nunca permitiria que qualquer cidadão seu ( com nacionalidade originária ou adquirida ) , independentemente da sua condição social , ideologia , ou cor , ficasse preso em solo estrangeiro , ainda que o seu julgamento fosse justo . A Administração americana , através dos seus Consulados , nunca deixaria nenhum dos seus cidadãos no exterior desprotegidos , nem ao livre arbítrio de outras legislações , vivos ou mortos ( contribuintes , porque são/foram um activo financeiro onde estiverem ) . Para além de , sentirem-se com a obrigação moral de apresenta’-los ‘as famílias , tem também um complexo de superioridade , porque não se trata só da defesa e proteção dos seus cidadãos que se encontram fora do país .
A Administração americana age da mesma forma também , na perseguição a cidadãos estrangeiros , que vão contra a sua ideologia que é considerada liberal e democrática . Podem agir por razões objectivas , ou subjectivas , podem agir por serem ocasionados danos materiais , ou morais , ainda que indirectos ao seu país , ou aos seus contribuintes .
A título de exemplo , relembremos o sequestro do Presidente do Panamá em exercício , Manuel Noriega em 1989 , após invasão pelos EUA àquele país , porque esse ter-se Estado recusado a extradita’-lo , a pedido da Administração americana , por acusação de tráfico de droga . Noriega , acabou julgado em 1991 em Miami . Relembremos ainda , a solicitação de extradição pelos EUA de Julius Assanje ( Austrália ) por vazamento de documentos classificados como secretos , sobre ataques do exército americano ao Afeganistão e ao Iraque , entre outros . Houve ainda a extradição para os EUA , do Almirante Bubo Na Tchuto ( Guiné Bissau) , julgado e condenado em Maio de 2014 em Nova Iorque e a extradição de Manuel Chang , ex Ministro das Finanças de Moçambique , em Julho de 2023 , implicado num processo de índole financeira ( ” Dívidas Ocultas ” ) no seu país , extraditado também para Nova Iorque para ser julgado, etc. , etc. ) .
A Administração americana impõe a sua supremacia , cimentada quer através do Plano Marshall , para a reconstrução da Europa debilitada economicamente após a Guerra Mundial , quer pela imposição da sua supremacia militar , quer pelo complexo de inferioridade ( do mais fraco ) , dos Estados europeus e dos Estados dos países em desenvolvimento . Chegou-se ao ponto , da maioria dos paises da Europa , (incluindo Portugal) e da África, (incluindo Angola ) , terem assinado um acordo militar com os Estados Unidos , aceitando unilateralmente, nunca entregar militares americanos ao TPI -Tribunal Penal Internacional incondicionalmente . Ao contrário , os americanos poderão entregar militares desses países ao TPI a seu pedido .