Por: MARIA LUÍSA ABRANTES
Data: 13/07/2025
Circula parte de um vídeo , onde Carlos Feijó refere que a Constituição de 2020 , não foi feita à medida de JES , mas do seu sucessor , como o falecido PR fez questão de frisar ao solicitar a proposta de alteração .
CF apontou como testemunha Bornito de Sousa , enquanto faziam parte do mesmo painel . Seria bom que ficasse claro , que Bornito de Sousa sempre foi docente de Direito Constitucional , assim como Raul Araújo , enquanto a especialidade de Carlos Feijó é o Direito Administrativo . A afirmação de CF apenas corrobora o que eu sei e sempre disse .
Carlos Feijó falou ali ( publicamente) e só agora , porque como é manhoso , anticipou-se para como sempre , depois de mandar os consultores estrangeiros , que lhe fazem os ” drafts ” fazer ” a porcaria” , reaparecer se necessário como o ” salvador” . Carlos Feijó tem noção de que Bornito de Sousa é um indivíduo imparcial , nunca teve receio de dizer a JES o que pensa e acredito que a ninguém com a maior correção . Nessa base , CF jogou como sempre a cartada de ser ele o primeiro a confessar , como no ” dilema do prisioneiro ” da teoria dos jogos .
Lembro-me muito bem , do parecer discordante de viva voz de Bornito de Sousa , quando foi levada a AN uma proposta já aprovada pelo Conselho de Ministros , ( se a memória não me falha ) de reforço dos poderes do Primeiro Ministro , que era uma figura quase decorativa , reduzindo os poderes do PR . Eis que quando já todos os deputados tinham levantado o braço a concordar com a proposta inicial , surge um jovem bajulador do MPLA , que na altura pouco entendia de leis , que pediu a palavra e apelou aos colegas de bancada , para não permitirem que retirassem poderes ao PR e os restantes deputados mudaram a direção do voto . O jovem deputado era o mais novo deputado . Pago 100 kwanzas a quem adivinhar o nome .
O problema , é que aquando da revisão da Constituição de 2010 , já se dizia à ” boca pequena ” que CF era um dos jovens de então , com apetência ao cargo de PR . Na pior das hipóteses , como CF já era consultor jurídico dos DDT e um deles , ( MV ) foi catapultado para o BP como Carlos Feijó, ( sem terem militado activamente no passado ) e estava convencido que seria o Sucessor do PR , daí possivelmente o interesse no “fato ” feito à medida ( Constituição à medida deles ) , tendo também retirado a possibilidade de candidaturas independentes .